Não sou modelo - Vencendo o medo de ser fotografado #01
Posar para foto!
Você quer fazer um ensaio fotográfico mas tem medo porque não sabe fazer poses?
Hoje vou te dar 5 dicas simples sobre pose para fotos e acabar com esse medo que pode estar impedindo que você realize o ensaio do seus sonhos.

Este é o primeiro artigo da série "Vencendo o medo de ser fotografado." Nesta serie iremos tratar de diversos assuntos sobre os receios que você pode ter sobre fazer ensaio fotográfico.
Meu objetivo aqui hoje é tirar seu medo de poses e mostrar que você não precisar ser modelo profissional para sair bem nas fotos.
Se preferir, você pode ver este conteúdo em vídeo:
Dica 1: Ocupe pelo menos uma das Mãos
Uma das coisas mais difíceis quando se vai posar para a foto é o que fazer com as mãos. Onde colocar, como deixar.
E durante o ensaio você fica tão nervoso que aí que não sabe o que fazer mesmo. Talvez lembre de algumas poses-chaves como mãos na cintura, mãos no bolso ou braços cruzados, mas é só.
Então o que fazer? A dica é tão funcional como simples: Ocupe pelo menos uma das mãos.


Dê alguma função para a mão. Seja segurar ou apoiar. Pode ser um objeto, uma parte da roupa, uma árvore ou a própria cintura, o rosto, o cabelo, enfim... Se pelo menos uma das mãos estiver ocupada, a outra pode até ficar solta que não haverá problema. A foto ficará muito mais agradável.
Dica 2: Equilíbrio do Corpo
A segunda dica sobre fazer boas poses para fotos é Equilíbrio.
Você precisa prestar atenção no equilíbrio do seu corpo. A não ser que você esteja posando para uma foto 3x4, não deixe seu corpo com os dois lados simétricos. Mantenha um bom equilíbrio, quebrando a simetria.
2 maneiras simples de fazer isso é:
- - Cruzando as pernas
- - Jogando o peso do corpo para uma das pernas
Apenas com isso seu corpo já mostrará um equilibrio mais interessante.


Dica 3: Postura
Outra coisa que todo mundo saber que é importante, mas que a maioria acaba esquecendo de dar atenção é: Postura
Nosso cérebro relaciona má postura com sentimentos não muito bons como tristeza, amargura, ansiedade. Quando alguém está triste você consegue saber só pela postura da pessoa. Então a não ser que você queira transmitir esses sentimentos nas fotos do seu ensaio, mantenha uma boa postura!
Para isso, sempre preste atenção em como seu pescoço está e principalmente a coluna.



Dica 4: Ação
Movimentos são sempre bem-vindos e além de dar dinâmica para as fotos, tiram a sua sensação de "travamento", dando mais naturalidade.
O que faz a ação ser algo tão bom para as fotos é que a ação é uma tarefa e quando você tem uma tarefa a fazer, seu cerebro focará naquilo, o que vai amenizar ou tirar totalmente o nervosismo e tensão de estar sendo fotografado.
Essa ação pode ser algo bem radical como correr, pular, caminhar ou coisas mais simples, mas também funcionais como jogar o cabelo, mover algo ou, se o ensaio for com mais pessoas, abraçar, passar a mão no rosto, pegar no colo e por aí vai..




Vamos para a última dica e pra mim a mais importante...
Dica 5: Faça o ensaio com quem sabe dirigir um ensaio
Se tivesse que dar apenas uma dica, seria essa. Você não precisa saber posar para fazer um ensaio, mas seu fotógrafo tem a obrigação de saber. Claro que se você seguir essas dicas já será uma grande ajuda para o ensaio render mais rápido, mas lembre o especialista é o fotógrafo e ele tem o dever de te ajudar a sair bem nas fotos, você tendo facilidade para isso ou não.
Então pesquise, tente descobrir se seu fotógrafo sabe dirigir um ensaio. Você descobre isso vendo se as fotos dele parecem bem espontâneas ou não, depoimentos de outras pessoas que já foram fotografadas e também se ele demonstra estudar e dominar o assunto.
Concluindo...
Qualquer pessoa pode e consegue ter um ensaio fotografico com uma experiência agradável e com fotos que a deixam feliz. O sucesso deixa pistas. Se você quer que seu ensaio seja um sucesso, siga pistas deixadas de ensaios que foram um sucesso.
Se tiver sugestões para os próximos artigos, comente.
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais também!
Facebook
Instagram
Whatsapp (11)95047-7618
Espero que estas dicas simples façam alguma diferença pra você. Obrigado por nos acompanhar e até o próximo vídeo!
Você sabe o que nos motiva realmente a trabalhar com fotografia? Fizemos este pequeno vídeo que, além de explicar este motivo, também nos faz refletir sobre o que estamos fazendo com nosso tempo, com nossa vida. Assista, vale a pena! :)
José Roberto Silva
Nasci em Santo André, tenho 25 anos sou casado com Daiane Oliveira.
Sempre apaixonado pela área da criação, há 2 anos me reencontrei na fotografia. Como designer gráfico, sempre gostei de estudar diversos tipos de artes. Além de me trazer muita satisfação pela arte em si e por poder aplicar diversos conhecimentos criativos, a fotografia tem me mostrado o quão bom é poder participar e criar experiências únicas com as pessoas. Nada tem me satisfeito mais do que conhecer novas pessoas e alegra-las com nosso trabalho.