Imagem capa - 7 super dicas essenciais para ensaio fotográfico de gestante por JD Fotografia

7 super dicas essenciais para ensaio fotográfico de gestante

Então você quer fazer um ensaio fotográfico de gestante, mas tem muitas dúvidas? Veja algumas dicas essencias para fazer um ensaio maravilhoso durante a gravidez.






1 - Agende a sessão o quanto antes


Você PRECISA deixar agendado a sessão o quanto antes, pois o tempo voa e você provavelmente deve saber que há um período ideal para a realização do ensaio fotográfico. Este período é entre a 26ª e a 32ª semana de gestação, podendo variar levemente de mãe para mãe. 





Esta é uma fase ideal, pois a barriga já cresceu bastante e fica deslumbrante. Além disso, o mais importante a ressaltar é que é provável neste período ainda não esteja sentindo os desconfortos do final na gestação, como o inchaço, o cansaço decorrente do peso da barriga, podendo assim curtir muito mais o ensaio e ficar linda diva em todas as fotos!



2 - Cuidados com a maquiagem

Aqui, todas as dicas que damos na publicação Make up ideal para ensaios: 5 dicas fundamentais são válidas. Se ainda não viu, dá uma lida lá (é bem curto e direto) e volte aqui depois. 




Também deixamos aqui algumas dicas:

Na produção das fotos serão tiradas fotos do corpo inteiro, e se houver diferenças no tom da pele vai aparecer e pode prejudicar a beleza das fotos. Nada demais em querer esconder algumas estrias indesejadas na barriga, mas não exagere, se ficar perfeito demais pode tirar a magia da gravidez.




Aproveite este momento para ter um tempinho só para você, para se cuidar e se sentir ainda mais linda. Com a chegada do bebê toda a rotina da família é abalada, ele precisará de você e dos seus cuidados em tempo integral, e talvez as idas ao salão e os cuidados rotineiros, com fazer as unhas e cuidar dos cabelos fiquem um pouco de lado, em segundo plano.

Com a chegada do bebê toda a rotina da família é abalada e provavelmente não tenha tido tempo suficiente para cuidados pessoais, como antes. Então aproveite esse momento para se cuidar e se sentir ainda mais linda. Afinal de contas, este é um momento único e o melhor de tudo: Ficará registrado para sempre! =D



3 - Em casa ou externo?


Você precisa escolher o local do ensaio. Há desvantagens e vantagens nas duas escolhas.


 - Pense em fazer a sessão em casa




Produzir as fotos em casa, tem algumas pequenas vantagens, como:

 - Não ter que gastar tempo com deslocamento;
 - Não precisar se preocupar com o vestuário;
 - Não ter que andar muito;
 - Registrar o próprio ambiente (quarto, casa) onde o bebê crescerá;
 - E se sentir mais à vontade, geralmente as gestantes ficam mais relaxadas e o clima fica mais íntimo.





Apesar de muitas vantagens, é importante dizer que caso você tome a decisão de produzir as fotos na sua casa, vale a pena levar o fotógrafo no local ou enviar fotos do ambiente antes de tomar a decisão final. O profissional terá a visão técnica para avaliar as condições de luz, espaço e outras coisas.


 - Pense em fazer a sessão em local externo




Agora se a opção for um ensaio externo, pense em um local que seja significativo para vocês, que você goste de freqüentar, que te traga boas lembranças. Um lugar que você possa daqui a alguns anos levar os seus filhos para brincar e pensar em quantas alegrias já foram vividas ali.


Sempre levando em consideração a opinião do fotógrafo, escolha um local bonito e se divirta!




Não tem noção de um lugar legal ou está em dúvidas? Fale com o fotógrafo, com certeza irá te ajudar nisso! ;)

Tente marcar as fotos para o começo da manhã ou final da tarde, são os horários que permitem uma melhor condição de luz.





4 - Que roupa usar?


Essa decisão é mais simples do que parece, não precisa complicar demais para escolher a roupa para o ensaio.

Prefira calças básicas, leves e tops que mostrem a barriga. Normalmente tons neutros são ótimas opções, além de combinar com qualquer lugar.




Evite usar acessórios como colares, anéis, relógios (tanto a mamãe como o pai) e etc. Estes objetos costumam chamar muito atenção e podem prejudicar uma foto que sem eles ficaria sensacional.

Entretanto, se tiver algum objeto com alto valor sentimental, não há problemas!




Leia também Roupas para ensaios fotográficos: É tão difícil assim escolher?



5 - Fotos com o papai


Algumas mulheres acabam deixando o papai de fora do ensaio, muitas vezes porque o parceiro tem vergonha, ou por falta de informação mesmo. No entanto, é sempre muito divertido produzir algumas fotos com o futuro papai. Com ele há possibilidade de se criar fotos carinhosas, divertidas e românticas.




Falando em fotos românticas, caso não tenha feito um ensaio de casal anteriormente, este é um momento muito bom para se aproveitar e fazer retrato dos dois vivendo este momento tão especial quanto o casamento!






Outra opção bem legal também, é incluir os filhos mais velhos nas fotografias, além de ter um resultado muito bonito, as fotos podem ficar muito significativas e simbólicas. No entanto, tome alguns cuidados para não acabar atrapalhando o ensaio, leve alguém para tomar conta das crianças enquanto você tira o restante das fotos, pois não dá muito certo produzir um book com a mamãe preocupada com as outras crianças.





6 - Fotos sem o papai


Sim, retratos apenas da gestante são muito importantes e imprescindíveis! Mesmo que o momento especial seja de toda a família, é você quem está vivendo e sentindo intensamente este momento.




Entre todos os prós e contras da gestação, este é um momento único que não volta e você merece ter um registro só seu! :D










7 - O que levar




Uma grande dúvida entre todas as gestantes. Há quem leva todo o estoque de sapatos, roupinhas e só falta levar o berço! Hahaha. Também há aquelas que só levam um par de sapatinhos no máximo. Não te obrigamos a levar ou a não levar nada, isto é bem pessoal de cada mamãe. Apesar de nosso foco ser sempre no momento, nas pessoas e não nos acessórios, não deixaremos de fazer essas fotos que te farão feliz.
Leve tudo aquilo que for significativo para você e para sua família.




Dito isso, damos algumas dicas a mais: Não se apegue muito as fotos que você viu na internet
Muitas mamães acabam vendo fotos incríveis na internet e aí fazem um estoque de fotos para copiar em sua sessão. Não há problema nenhum em se inspirar nestas fotos, o problema aqui é que a foto linda que você viu de outra pessoa pode não funcionar bem com você. Há muita coisa envolvendo aquela fotografia que você viu como a luz, o local, a personalidade da pessoa, a roupa, as cores... Assim como este momento que você está vivendo é único, você também é. Não seria melhor verificar com seu fotógrafo fotos que tenham a ver com sua personalidade, seus gostos, seus sentimentos, o local e as cores?





Não se sinta obrigada a ajudar o fotógrafo.


O Real objetivo do ensaio é eternizar toda a alegria que a chegada do bebê representa, então independente do estilo não esqueça de eternizar tudo que é importe para você e sua família!





Quer tirar mais algumas dúvidas conosco?

Clique aquie entre em contato conosco direto pelo Whatsapp.



Tem dúvidas ainda?

O que achou deste artigo? Tem dúvidas ainda? Comente abaixo, queremos saber!