Como uma foto pode afetar quem você é? Especialista fala do assunto
Você já se perguntou como a fotografia te afeta?
Todos gostamos de fotos. Você pode até não gostar da ideia de posar para um ensaio fotográfico, mas com certeza gosta de algum tipo de fotografia.
Raramente paramos, por nós mesmos, para pensar em certas coisas da vida. Apenas o fazemos quando a situação ou alguém nos leva a pensar.
Para te fazer pensar sobre isso, a Psicóloga Dra. Bruna Rodrigues vem nos falar sobre a Psicologia na fotografia.
Confira o que ela fala no vídeo. Se gostar, não esqueça de compartilhar. ;)
Abaixo do vídeo você encontra a entrevista descrita em texto.
"Qual é a importancia da imagem para o ser humano, para a vida?"

"Olá, eu sou a Psicóloga Bruna.
Na verdade todas as nossas memórias existem a partir de figuras no nosso cérebro, na nossa mente. E eu percebo que a fotografia é uma forma de eternizar essas memórias. É fácil você perceber uma pessoa em contato com uma fotografia de uma crianças, de momentos que ela teve muita felicidade. Naquele momento ela sorri, porque de alguma forma aquilo traz lembranças positivas. Coisas que foram gostosas. E tudo isso acaba gerando um grande prazer para aquela pessoa e o sorriso acaba sendo a demonstração de tudo isso.
A gente percebe também o quanto que através da fotografia a gente consegue trazer o melhor de cada. Até mesmo colocar, para algumas pessoas, de volta a auto estima que em algum momento ela perdeu, por não se perceber das diferentes formas que a fotografia pode percebe-la. Por isso e por essas outras coisas eu acredito que a fotografia traz sentimentos bons, resgata memórias passadas, traz, no futuro, boas coisas guardadas para uma vida inteira.
Outra coisa legal que eu percebo e bato sempre na tecla é a questão da gente receber heranças genéticas. Então partindo do princípio que a gente herda geneticamente coisas dos nossos antepassados, temos muito dos nossos fisicamente. E como lembrar de tudo isso? Como ter contato com tudo isso? Através da foto conseguimos ter contato com pessoas que foram de outras gerações, como bisavó, tataravó, que muitas vezes não conseguimos ter o contato físico.
A riqueza da foto acaba sendo imensurável partindo desse princípio porque conseguimos perceber o quanto somos parecidos com essas pessoas. Recordar coisas que aquelas pessoas viveram, porque uma foto, quanto mais tempo ela tem, mais valor ela vai ter, no sentido emocional. E dentro de uma família, quando temos oportunidade de ter essas recordações, não fazemos ideia de quantas gerações a fotografia pode atingir. Principalmente hoje em dia, com tantos recursos que temos de guardar essas fotos e fazer com que elas fiquem um bom tempo passando por gerações.
Por conta disso, de poder ter esse contato com coisas que as outras pessoas viveram e que nós nem conhecemos, acredito sim que é muito importante temos essa oportunidade de fotografar coisas, pessoas, lugares em que fomos, para eternizar tudo isso."
Dra. Psicóloga Bruna Rodrigues
Dra. Bruna Rodrigues é Psicóloga especialista em psicologia clínica e casos de suicídio, ludoterapeuta, Coach e Practitioner em PNL. CRP 06/119.229.
Contatos da Dra. Bruna Rodrigues:
Fanpage: fb.com/institutodiferentemente
Instagram: @brunarodriguespsicologa
Whatsapp: 11 97447-6210
Quer mais ver mais artigos como este?
Se inscreve em nossa Lista VIP abaixo e receba dicas, artigos e promoções antes de todos! =D
Antes de ir...
Gostou? Discorda de algo ou tem um ponto de vista diferente para acrescentar? Depois de ler o e-book volte e comente o que achou! =)
Quer tirar mais algumas dúvidas conosco?
Clique aqui e entre em contato conosco direto pelo Whatsapp.

José Roberto Silva
Nasci em Santo André, tenho 25 anos sou casado com Daiane Oliveira.
Sempre apaixonado pela área da criação, há quase 2 anos me reencontrei na fotografia. Como designer gráfico, sempre gostei de estudar diversos tipos de artes. Além de me trazer muita satisfação pela arte em si e por poder aplicar diversos conhecimentos criativos, a fotografia tem me mostrado o quão bom é poder participar e criar experiências únicas com as pessoas. Nada tem me satisfeito mais do que conhecer novas pessoas e alegra-las com nosso trabalho.